BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Dias de quarentena...

7:30 - BUÁÁÁ!!! Pequenina a chorar desalmadamente, reclamado para ONTEM o pequeno almoço. "Isto começa bem, começa!" penso para mim enquanto me arrasto e tropeço entre a tralha que não arrumei ontem, caminhando em direcção à cozinha, de olhos cerrados, para aquecer o leite. Ah! Não esquecer o antibiótico que está no frigô!!!

Quarto: tudo às escuras. Cheiro de corpo e de aquecedor no mínimo. Mais um pontapé numa cangalhada qualquer, daquelas às quais pedagogicamente chamam de "brinquedos didácticos".

Taram-ram, tam-tam, tam-tam, tinóní-ní-ní-nííí.... o diabo da coisa tomeça a tocar aquela música irritante que já não suporto. Outro pontapé. Mas desta vez com força e intencional.

O leite vai-se de um trago só. Já não posso dizer o mesmo do antibiótico. Fecha a boca, vira a cara, berra como se a estivessem a matar. E vem então o primeiro desejo de cortar os pulsos do dia.

8:00 - Acabou-se o soninho. O pouco que tenho dormido na última semana. Palminhas! Guinchos de quem pede atenção. Mã!!! Já não sou "Neim"... Vá, anda para a caminha da mãe fazer ó-ó. "FAZ TU!" é a interpretação que faço depois de um estalo bem dado e sentido no nariz.

Ligo a tv. Canal 44. Que me desculpem os pedagogos mas o Baby TV vai ter de fazer de baby sitter por um bocadinho. Agarro-lhe numa perna e fecho os olhos.

Poucos minutos depois - Alguém fez cócó!!! Cheirete. Já não é mesmo um bebé. O cócozinho deixou de ter graça. "Tens cócó?" pergunto. Acena que sim com a cabeça. Ok...esquece lá o sono.
Fralda, dodots, halibut.... chiça! Borrou-se até ao pescoço! O leite de vaca tem destas coisas....

10:00 - Já lavei a babe e tomei banho. Temos estado de quarentena, reféns na própria casa. Mas hoje QUERO, PRECISO de tomar uma "bica" á séria! Café da frente. O atravessar da estrada é feito entre berros e puxões de cabelo. Mas hoje não há chão! Vais ao colo e eu é que sei!

- Olha a vedeta! Diz o senhor do café. Não se refere a mim, claro!
- Bom dia, um café por favor.
- Então hoje não se trabalha?
- Ela está doente.
- Então ainda bem que já não se pode fumar aqui.
- Pois...
- Nunca mais dizem quais são as máquinas!
- Para quê? Ema larga o caixote do lixo!
- Do fumo! As que vão ser "amolgadas"....é que isto a malta perde clientes! Ainda por cima aumentámos o café em 5 cêntimos! Qualquer dia fecho mas é isto!
- Pois...então adeus. Ema larga o caixote do lixo!

11:00 - em casa.

Telefonema nº1 : "Olá filha! A menina? Pois se continuar assim vai ao médico! Tens comido? Tu alimenta-te! Já agora...preciso que me faças um trabalho sobre o maneirismo. Estou super atarefada e preciso dele pronto para segunda"

Telefonema nº2: " Estou a falar com a Senhora Dona....?" pode dizer-me qual o assunto? "Temos uma campanha..." Ah, lamento, não posso ajudar, a senhora já não mora cá. Divorciou-se! Pimbas! Já despachei mais um chato do telemarketing. Esta resulta sempre!

- "Tá-ta"!!!! Que significa água.
Agarra-se ao bibas e quase se afoga. O chão fica molhado. E ela acha mais giro molhar a mão na poça e levar à boca. Tenho uma gata. E hoje ainda não aspirei a sala... Pânico!!!

Telefonemas seguintes: não atendo. Porque não me apetece. Um dos números que desconheço insiste. Vence-me plo cansaço. "Boa notícia!!! Ganheiiiiii!!!!" Parabéns querida, tu mereces! :) Queria ter sido mais efusiva e mostrar verdadeiramente a minha felicidade mas estou demasiado cansada para articular uma só palavra que seja. "Café na segunda...."

12:00 - Hora da tortura. Quem quer um aerosol, quem quer? É a Emaaaa!!!! Brinco para suavizar a coisa. Mas não. Fecho as janelas da casa. Tenho medo que pensem que maltrato a menina. Os berros são ensurdecedores. Vá...já passou amor! A mamã gosta de ti, não faz para te magoar!!!! Um colinho bom.... Dá beijinho dá! Quem tem um pé com chulé? (Gracinhas de mãe para acalmar a filhota).

12:30 - Hora da papa. Ementa: sopinha de borrego com agriões, massa com molho de legumes e papaia com maçã. Tudo feito ontem à noite...na minha cozinha que NÃO TEM BIMBY nem uma Maria que o faça por mim. Bolas!!!!

Muito linda! Papou tudo!!!!
Ops...falei cedo demais. Metade é cuspido com expectoração. Ok...eu não me zango. Antes mandares para fora assim do que nada!

13:00 - Birra do sono. Colinho. 2 quilómetros pla casa para adormecer. Cai no sono profundo. Abre a boca e a chucha está no chão. Imagino os pêlos da gata colados à borracha. Tremo. "Tenho de aspirar esta merda" penso.

13:30 - Finalmente o primeiro cigarro do dia. E o segundo logo a seguir. Tenho fome mas não me apetece comer. "Vou aspirar a casa!"...mas não. O aspirador engoliu um megafone. E também não tenho Rainbow. Fica para depois da sesta.

Vou vegetar um bocadinho!!!
Não...tenho um encontro marcado com o ferro de engomar. E com a pilha de roupa amontoada no cesto. Meias por dobrar. Cozinha para limpar. E ligar à terapeuta da respiração!!!!

- Buáááá!!!! Nhé. nhé....
Parece que não vou é fazer nada!
Falso alarme: a pipoca perdeu a chucha. Meto-lha na boca e vira-se para o outro lado.

Revejo mentalmente a lista de tarefas. "Cheira mal!" penso enquanto passo pla casa de banho. Ok...fralda cheia de caca no caixote. O suficiente para anular o cheirinho "Flores do campo" da Ambipur. Bonito!!!! Miro o espelho de soslaio. Transformei-me numas grandes olheiras com pernas e braços. Cabelo desalinhado. Camisola confortável mas cheia de borbotos. Verniz encarnado carcomido pela água... "O caos em pessoa" penso. Fujo.

Ok...vou vegetar! Um minuto em frente à tv e já estou cansada.
Que se lixe! Vou mas é "blogar"...pelo menos aqui, este espaço é só meu. E não tem fraldas sujas nem roupa para passar....

7 comentários:

Paula disse...

Estou a ler o teu post e a pensar que tenho tanta coisinha para fazer em casa...
E às vezes não apetece mesmo nada.
Nadinha.
Mas tem de ser.
E como o que tem de ser tem muita força, lá vou eu.
Força Mammy Lesas!
Bora lá!
Bjs e as melhoras!

Joaninha a voar disse...

És simplesmente deliciosa a escrever.
Acho que criei uma tela na cabeça, onde vislumbrei tudo o que vives em metade de um só dia. E sabes o que é bom? Relativizar a vida, olhando para os outros. E assim te vejo a ti :)

A Mãe disse...

Joaninha!
Relativiza mesmo!
Isto é tudo tão breve que até o desespero tem piada! O que interessa é viver intensamente (como dizia o poeta) e saborear tudo. O bom e o mau. Tudo pesado numa balança...acaba sempre pr valer MUITO a pena. Com ou sem filhos, com ou sem emprego, sozinha ou acompanhada. Pelintra ou milionária...o que interessa é o sorriso que deitamos à vida em jeito de agradecimento!

A Mãe disse...

Paula!
Obrigada pla forcinha!
Não foi fácil mas já passou!
Que venha outro para eu me lançar à vida de pseudo-fada do lar!!!

Anónimo disse...

Não sabia que estavas doente !!! já somos dois !!! lol ....

As melhoras !!!!

Pequenina disse...

Uf... que força que tens!
As mães são todas super-mulheres! Se as coisas já têm o que se lhes diga sem filhos, com seres pequeninos e indefesos a precisar de constante atenção, ainda aumenta a parada...
Obrigada pelos comentários e apoio expressado. É engraçado como as pessoas que nem nos conhecem têm o condão de dizer as coisas mais acertadas...
Fazes-me lembrar muito uma amiga minha! Super amiga, super-mulher, super positiva, super relativista, super mãe :)

A Mãe disse...

Miss V,
Que bom ler as tuas palavras. Também elas me dão força quando tudo parece já estar à beira do ataque de nervos...mas lá está: há que relativizar. Hoje, passada já uma semana desde que publiquei este post, olho para ele e farto-me de rir. Tipo anedota!
Aliás...a vida é uma grande risota, basta encontrarmos sempre o melhor lado!!! Gracias :)