BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A noite da Carla

A minha entrada de hoje...não é minha mas sim de uma amiga que teve uma experiência, que a partilhou comigo e que não se importou que eu a partilhasse com todos.

Na noite passada, a Carla percorreu Lisboa e ingressou numa das equipas da Comunidade Vida e Paz que, entre muitas outras nobres causas, vão de encontro aos sem-abrigo da capital para lhes fornecerem alimentos e, acima de tudo, carinho.
A Carla escreveu este mail à família.



"Olá família!

Passei o fim de semana em Setúbal e viemos ao final da tarde de ontem....

E a partir de ontem começou uma nova etapa da minha vida!!! Estou finalmente a fazer qualquer coisa das muitas que queria fazer para ajudar quem mais precisa...já que o trabalho não me permite fazer coisas maiores como voluntariados de 3/6 meses e essas coisas...vou ajudando de outra maneira...

Ontem fui passar a noite com a Comunidade Vida e Paz, com a Tati que já faz isto há alguns anos. Adorei o trabalho, adorei a equipa dela, adorei a alegria dos sem abrigo que nos vêem chegar e a cumplicidade que já está criada entre a equipa e aquelas pessoas que vivem em condições miseráveis....

Começámos às 21h...Todos os sacos com sandes, bolos e frutas estão contados e os litros e leite também...Primeira paragem e percebi o esquema: um saco para cada um, alguns pedem para levar para a mulher ou para os filhos, mas nem sempre se pode dar, porque está tudo contado (ontem visitámos e demos de comer e beber a cerca de 140 sem abrigo)....

Desde o Sr. Jacinto que esta completamente sóbrio, nao bebe ha 14 dias, e está a fazer um esforço sobre-humano ao continuar a dormir na rua, cheio de frio e a ver os outros beberem, completamente bebedos e ele aguentar-se assim...depois de ter perdido filho, nora e neto num acidente de viação e depois de ter estado 2 anos limpo...a outro que me perguntou se eu andava na 2ª ou 3ª classe, e que gostou muito do cabelo da Tati, fazia-lhe festinhas no rabo de cavalo...à D. Rosa que sorri a cada palavra que diz, com um cabelo branco, lindo e comprido! Disse-lhe que ela era tão bonita que em jovem devia ter deixado muitos rapazes tristes...ao que ela respondeu: "pois é nesses tempos..."deixei muitos cães sem ceia"" e deu mais uma gargalhada...sem esforço...Qdo lhe perguntei onde ia dormir, respondeu sem hesitar e com mais um sorriso: "por aí minha filha, minhas lindas, minha juventude portuguesa mai lindaaaaa, meus meninos e meninas lindaaaasss...por aí...há tanta gente a dormir por aí..."sempre com um sorriso lindo para mostrar...uma lição...a D. Rosa foi para a rua porque o marido começou a beber e ela nao aguentava...ali no Chiado está-se melhor...Dia 22 faz 77 anos...uma jovem!

Um intervalo para comermos qualquer coisa na Merendeira e por volta das 3h terminámos a volta... cansados, com sono, mas felizes...O meu coração estava pequenino e apertado por ter visto o que vi... mas grande, muito grande por ter dado umas escassas horinhas da minha vida, que daqui em diante espero continuar a dar...

Enfim, foi apenas uma visita a esta equipa ( que é apenas uma... da Comunidade Vida e Paz, porque existem dezenas...todos os dias há 3 equipas na rua...fora todas as outras coisas que esta associação faz....)...Espero conseguir o meu lugar naquela equipa ou em qualquer outra, porque o trabalho a que assisti e que da melhor forma tentei também fazer é dos mais dignos que já conheci...

Pode até parecer um acto egoísta, mas a verdade é que quando deitei a cabeça na almofada, senti-a um pouco mais leve...Tinha ajudado quem mais precisa...E eu que tanto me revolto com injustiças e que tanto digo que não pode ser, que algo tem que se fazer...não fazia nada...simplesmente contribuo com 5 euros mensalmente para a Abraço...Agora se tudo correr bem vou fazer mais alguma coisa...

Beijo mto grd para todos, estou muito feliz e ainda fiz tão pouco!!!! "



E eu respondi (sim, porque as gajas trocam mails no horário de expediente)
Já li...
E fico muito contente por, de quando em vez, a vida nos colocar pessoas assim nos nossos caminhos.
É assim uma espécie de abre-olhos, um murro no estômago, a percepção que o ser humano, mais do que um copo de leite (que é importante, sem dúvida) precisa, afinal, de algo que todos nós podemos dar: um abraço. Carinho.
Como te disse, já há muito percebi que é-me completamente difícil envolver-me nestas causas porque se tornam viscerais. Porque não consigo separar-me de quem conheci e dos problemas que essas pessoas me contam. Tomo-os como meus. Sofro o mesmo ou mais do que eles que, pela força das circusntâncias, tiveram de se habituar a conviver com eles.
Mas fico muito feliz que tu o consigas fazer. E mais ainda... QUE O QUEIRAS FAZER.
Espero, sinceramente, que possas crescer com isto. Que te tornes uma pessoa ainda melhor e consciente de que o mundo não é um lugar assim tão belo. Não enquanto existirem Donas Rosas e Senhores Jacintos. E acredita que ainda existem muitos.
Não se muda o mundo com isto mas podemos, sem dúvida, mudar a nossa perspectiva dele. Então, se o fizermos, ele poderá ser um pouquinho melhor.
Avança... e nunca te esqueças que amar o próximo não é apenas dar nem receber. É PARTILHAR!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pipa!! Obrigada!
Tão querida! Um post meu no teu blog...Obviamente que os teus habituais leitores estranharão o nível mais baixo do que aquele a que os habituaste com a tua escrita inigualável, no entanto, posso continuar a aprender contigo e um dia chegar ao teu nível...Por enquanto é o que se vai arranjando...Obrigada!

A Mãe disse...

Obrigada eu por partilhares estas coisas comigo!
E a escrita... basta vir de dentro para ser boa!