BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Infância traficada

É mesmo uma questão de pele...

Como é possível que nesta fotografia, a fileira de meninos que vemos, são crianças que foram vendidas pela família ou raptadas para trabalhar?

A TVI acaba de emitir uma reportagem da Alexandra Borges que foi até ao Gana para nos contar esta história. Vocês sabiam que é prática comum? Vocês sabiam que estamos a falar de crianças cuja idade se conta pelos dedos de uma mão? Que são obrigadas a desenlear redes em águas cheias de crocodilos. Que se afogam. Que morrem. Por exaustão. Medo. Fome. Doenças.

Vocês sabiam? Eu não. E fiquei chocada.

E chorei.

E dei graças por viver num país que, por muita merda que tenha, ainda não obriga pais a venderem os filhos a troco de uns míseros tostões para alimentarem os outros que ficam. Apesar de ser muito cruel...não consigo deixar de condenar estas familias. Eu não sei o que é viver para lá da pobreza. Eu não sei até que ponto vão os limites da miséria.

Condeno sim as pessoas que fazem destas crianças mão de obra a custo zero. Que fazem delas negócio. Mercadoria descartável se não servem. Basta atirar à água e afogar. Roubam-lhes a infância. O sorriso. A vida. Mesmo estando vivas, estas crianças morreram há muito. São fantasmas num corpo pequeno.

Será que o mundo alguma vez se importará com elas?

Pela reportagem encontrei alguém que tenta resgatar estes meninos. Cuida deles. Dá colo. Ensina-os que existe quem lhes quer bem. Faz de mãe e de pai. Chama-se Village of Hope. Visitem o site. Lá tem imensa informação sobre este problema.


Só me apetece desancar nesta escumalha toda. Desculpem... esta é mesmo uma questão de pele. Causa-me arrepios, náuseas...

E faz-me pensar. O mundo nunca será um lugar bonito...




0 comentários: