Lembro-me da efeméride estar ligada ao início das aulas. Do medo de entrar numa nova escola. Rostos novos e estranhos que rapidamente se tornavam familiares e companheiros de aventuras no recreio.
Era tempo das carcaças cozidas a lenha barradas com doce de tomate caseiro, feito pela avó da melhor amiga. Já cheirava a chuva e a terra molhada. Dias cinzentos que contrastavam com o colorido das folhas mortas, queimadas pelo sol, que rodopiavam pelo asfalto.
Já não andávamos de bicicleta nem testávamos a coragem de crianças, para quem um simples declive na estrada tomava proporções gigantes. Assustadoras.
A mãe pedia-nos para ficarmos em casa. O quarto virava páteo de escola, com amigos e brinquedos por todo o lado. Mais tarde as luzes apagar-se-íam para a magia dos primeiros beijos roubados. Trocados a medo.
Havia bolo de chocolate acabado de sair do forno. E leite branco para acompanhar. Tal como hoje, também escurecia cedo. A diferença é que a promessa de um outro dia cheio de coisas boas por descobrir era garantida. Hoje não sei... São dias que se seguem. Com outra graça, é certo.
Hoje, apesar de não o sentir, de não parecer, começa o Outono. Deu-me para recordar a minha infância... Feliz Outono para todos!
3 comentários:
A minha season favorita!! A cidade fica mais bonita quando vestida com as cores do Outono! :)
Também adoro o Outono! Nasci no Outono e até hoje, é a minha estação favorita!
É.. sei lá... aconchegante!
:)
Bjs!
Fizeste-me reviver as coisas e sentir saudade. Qual livro O Perfume, senti o cheiro de tudo o que referiste.
Enviar um comentário