BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Preciso de ti!

Ok, eu confesso: não acredito em ti. Nem em duendes, fadas e outros seres com poderes mágicos.
Quer dizer, não acredito mas hoje preciso. De acreditar. Fingir que acredito.

Preciso de ti ò Trevo!

Acabei de fazer uma coisa que acaba de se tornar muito importante para a minha vida. E dava-me jeito um bocadinho de sorte. Bem sei que não é ela que me vai salvar porque o que está feito, feito está. Mas...por uma vez, por uma vez na vida, quero-a por perto. As coisas nunca me foram dadas de bandeja. Sempre tive de trabalhar muito para ir atrás do que quis. Consegui por mérito e disso muito me orgulho. Nada esteve no caminho porque não havia caminho. E o trilho, que ficou lá atrás, foi por mim desbravado.

Mas estou cansada ò Trevo... e desta vez preciso mesmo da tua sorte. Ajudas-me? Sim?

E a quem leu esta "conversa" sem nexo com o Trevo... que torça por mim, reze, faça mezinhas ou até bruxarias que eu não me importo. Mas encontrem a SORTE e digam-lhe que preciso dela.
E não fiquem curiosos...um dia, não daqui a muito, saberão o motivo do post de hoje :) Prometo!

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Só para dizer...

Que mudei outra vez...
Ando um bocadinho esquizofrénica quanto ao template do blogue :)

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Chuva de bebés

O eclipse da Lua adiantou os planos da Mãe Natureza e trocou as contas às futuras mamãs que, sem que nada o prevesse, desataram todas a ter bebés antes do tempo previsto.
Este fim-de-semana é de chuva intensa. E de bebés. Parece que das nuvens cai líquido amniótico e as gotas se transformam em pequenos seres que acabam de chegar ao mundo.
Tenho 3 amigas grávidas, ou melhor, à beira de explodirem, que sofreram este fenómeno. Duas já estão despachadas e, certamente, muito cansadas a esta hora com os seus rapazes aninhados a elas. Falta a Lígia, a caminho do terceiro filho, que ainda ontem foi parar ao Hospital, às 3 da manhã, alegando ter uma infecção urinária que, afinal, era já o pequeno Pedro a esticar-se, a bater à porta reclamando querer sair. Ainda não chegou a hora e a Lígia voltou para casa. Mas deve estar para muito breve. Destes dias não passa apesar de ainda faltarem algumas semanas para o fim da gestação.
Dias de chuva são chatos. Mas são bons para se nascer. "Dia molhado, nascimento abençoado" foi o que pensei quando a Ema nasceu num dia de Outubro.
Estou rodeada de vidas ansiosas pelo começo de vidas que estão prestes a iniciar a aventura de viver fora de um útero. E estou feliz como se todas estas crianças fossem minhas. Ansiosa como se fosse eu a dar à luz.
Acaba por ser inevitável viajar até ao passado e recordar o meu dia. A mesma sensação de espasmo quando ouvi "Esta criança vai nascer hoje" ainda que a data não fosse aquela. O riso de felicidade e nervosismo quando entrei no hospital. As instruções das enfermeiras, a sala de partos quentinha. O dia inteiro passado de mão dada ao meu marido. Ali. Os dois. À espera. O tempo contado ao ritmo do bater de coração apressado da nossa filha. A moca da epidural. Mais um toque. Mais um pontapé. O relógio e as horas a passar. A minha mãe a chorar de comoção. Os olhos azuis do obstetra.
"Doutor, acho que a anestesia está a passar, sinto um peso no fundo da barriga!"
"Ah pois sente, é a cabeça que aí vem!"
Cama transformada em marquesa. A equipa a entrar de rompante. Batas brancas e olhos postos naquele lugar em que eu pedia ao marido "por favor não olhes para ali!".
O CSI na tv (que a sala de partos era fina). O homem que matou a amante ficou turvo.
"O que é que eu faço agora?"- pergunto em pânico
"Olhe, não andou lá naqueles cursos de preparação da treta?"- pergunta o pediatra - "Então finja que aprendeu a respirar ou lá o que é!!!"
E eu solto uma gargalhada. E o peso volta á barriga mas, desta vez, em cima. Em cima de mim estão dois olhos muito abertos fixos em mim. Não percebo. Olho para o pai babado. E para a barriga que já não é grande mas que tem um bebé em cima. Como se estivesse do avesso.
" É a sua filha! Já cá está!" alguém diz.
E eu não choro. Eu não penso. Eu não sinto. Agarro-me à pequenina que não chora, porque sabe que aquela é a mãe, e cheiro-a. E beijo-a. E dou-lhe as boas vindas. E amo-a para sempre.
Naquele dia, já feito noite, chovia como hoje. Como ontem. São dias abençoados porque recebem vidas. E por estes dias chegaram bebés. Faltam o Pedro e o Bruno que dão sinais de quererem vir com a enxurrada.
E eu espero que o telefone toque. Que alguém chegue com as boas-novas. Pedindo para que tudo corra bem e que a hora não seja assim tão pequenina, como habitualmente se deseja, para que as mamãs tenham tempo de saborear a magia. O milagre da vida!
Entretanto, bem-vindo Martim!!! :)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Coisas de velha

Ontem passei por uma das experiências mais estranhas da minha vida. Pela primeira vez alguém me chamou "velha" e eu afinei. Como tudo. O pior é que quem o proferiu só tinha 8 anos. ..
- "Não! Quase 9!!!"" corrigiu a menina, engraçada como tudo.
- Ena! Quase 9!!! Fazes quando? - Perguntei entretida
- 27 de Maio!!!
- Não posso! Somos vizinhas de aniversário, disse, eu faço a 26!
- Oh...mas tu não contas, já és velha!!! - Responde prontamente a já não tão engraçada criatura, com um laivozinho de desdém no olhar...
- VELHA?!? Tu estás a chamar-me VELHA? Estás a ver algum cabelo branco? ( Ops...imediatamente desejei poder retirar esta última parte)
- Oh...és alta, não consigo ver! Mas és velha sim porque deves ter a idade da minha mãe...
- Ai sim??? Quantos?
- T-r-i-n-t-a e s-e-t-e!!!
- AH!!! Vês? Vês? Sou bem mais nova! Faço 31 :p deito-lhe a lingua de fora com ar vencedor...
- Pfff...menos 6 anos! Isso não é nada.... (desafia-me)
- Ai não? É quase a tua idade... (apetecia-me acrescentar "Ó FEDELHA")
- Mas tu já não tens bolo!
- Tenho tenho!!!
- Mas não apagas as velas!
- APAGO!!!
- São tantas!
- NÃO SÃO NADA! (Sorriso amarelo, olhos focados no pescoço da criatura, vontade de esganar)
- Mas não tens prendas!
-Pois, não recebo Barbies...mas tu também não recebes uma lipoaspiração!
- O que é isso?!?
E eu, derrotada, à beira dos 31, flácida de quem já teve um filho, rendo-me ao pensar na lipo e respondo: "Deixa lá, querida, são coisas de velha..."

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Chuva de disparates

Pergunta: Como manter uma criança, que acaba de descobrir as diversões do Mundo, fechada numa casa, num dia de chuva?
Resposta: Com uma mãe a rezar por um Xanax e com muita paciência e imaginação para que a coisa não descambe num ataque, de berros e mau-feitio, típico de quem está aborrecido.
Foi assim o meu Domingo. O dia em que até Deus Nosso Senhor descansou. Pois...mas ele era homem. Para as mammys não existem dias de folga. A não ser que empandeirem as criancinhas para os avós. O problema é que sou uma terrível Mãe Galinha, muito possessiva e, como tal, não abdico de nenhuma horinha sem a cria. Mesmo que ao fim de algum tempo desejasse o contrário. Mas o pensamento é rapidamente banido, deixando até alguns remorsos, quando ela olha para mim e se desfaz naquele sorriso só dela.
Por isso é que não só lhe perdoo os disparates como, também, me orgulho deles. Tanto que até me dou ao trabalho de andar sempre a fotografá-los! Imaginem os albúns daqui a uns tempos: "Olha querida, aqui foi quando tu partiste a jarra de Cristal de Murano caríssima da mãe, vês os cacos, tão giros?" ou "Estás a ver estes pontinhos na testa? Foi quando te penduraste na prateleira da sala e levaste com a esquina em cima"...
Por hoje ainda não tenho desses para contar mas aqui ficam alguns dos disparates deste triste dia de chuva que transformou a Lesas em Furacão de Escala Máxima. Das gavetas até aos rabiscos que extrapoliaram o papel houve de tudo um pouco. Nem este querido teclado, de onde vos escrevo, escapou à terrível caneta da "piquena"... mas não foi por censurar, tá?!?



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Dia dos Namorados

- Olá Mãe da Ema, sabes que hoje é dia dos "gugulhados"? - pergunta-me a miúda desdentada assim que entro no Infantário.

Coraçõezinhos por toda a parte. Árvores com frutos-coração. Rosa. Vermelho. Pequenos, médios, grandes. Nas paredes. A cairem do tecto, presos com fios invisíveis, bem a baterem-me na testa porque fico uma "cavalona" com as minhas botas de 10 cm e parece que todas as mães têm de ser pequeninas e atarracadas. Mais de 1,60 é demasiado. E lá levo eu com os corações perto do meu metro e oitenta.

- Sei querida! Já deste um beijinho na boca ao teu namorado? - Pergunto na brincadeira.
A educadora de lado para mim, olhar recriminador como quem diz "esta gaja é maluca!".
- Ó mãe, não diga isso à criança! (Tom maternal)
- Ó mãe da Ema! A professora não deixa os meninos darem beijinhos desses! E eu não gosto!
- Não? Então daqui a uns anos falamos outra vez! - Respondo já à beira da histeria, desmanchada em lágrimas de riso com o meu comentário idiota e totalmente despropositado.
Novo olhar da educadora. Desta vez entre o fulminante e o de quem até achou alguma graça à coisa.

À saida. Nova trolitada nos corações irritantes. "Merda prós balões e prás mães anãs!" penso. Rádio ligado. Músiquinha romântica. Ponho CD. Bem melhor.

Café na mão, a caminho da"sala de chuto" da empresa, novo susto! A entrada de um dos estúdios estava atulhada de balões. Vermelhos pois claro. Em forma de coração, óbvio!

Fumo o cigarrinho e quase que deito fumo plas orelhas quando vejo na tv uma velha vestida de cupido. Com setas e tudo!

Hoje é dia dos Namorados...e como todos os anos, estou à beira do vómito. Os ursinhos fofinhos, as rosas, a lingerie coquette ou "à la matadora" da efeméride, os chocolatinhos, os corações, tudo me encanita. A sério, é foleiro como tudo e, como é do senso comum, só serve para nos arrancar alguns trocos da bolsa já magra...

Mas eis que acedo à Internet e vejo a imagem que o Google colocou para celebrar a data. Fiquei a adorar o senhor que se lembrou desta ideia. Não há cá nhó-nhó-nhós, pirosadas e merdinhas. Tem um casal de velhinhos, de mãos dadas, caminhado juntos.






ORA AÍ ESTÁ!!! Este é o verdadeiro espírito do dia dos Namorados. Que não é o 14 de Fevereiro. Que são todos os dias até serem precisos muitos dedos das mãos para contarem a nossa idade. É a ternura que encontramos no olhar do outro sempre que o procuramos. Novos, adultos e depois caquéticos com os pés para a cova. Eternos namorados. É assim que vejo as coisas. É isto que quero para a minha vida. Um companheiro, namorado velhinho e desdentado que me dê os comprimidos para o reumático. A quem eu calçe as meias quando ele já não se puder baixar. Um namorado que me dê a mão pelos anos fora e que envelheça comigo. Que seja meu amigo e que converse muito quando já nada mais restar.


Este é o desejo que peço todos os anos. É pelo qual luto a cada virar de folha de calendário. Ser velhinha e ter o mesmo namorado de há 500 anos.
Ah...e continuar a dar-lhe beijinhos na boca e a recomendá-los aos netos e bisnetos mesmo que as educadoras não gostem!!!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

And my Oscars go to...

Por motivos profissionais ando de volta dos Óscares... Ando atafulhada em informações e sinopses de filmes, nomeações, histórico de nomeações blá blá blá...e a verdade é que já deito isto pelos olhos!
Então...inspirada pelas estatuetas de Ouro, resolvi fazer uma pausa e criei o meu "Óscar" que, não o sendo nem tendo nada a ver, é a minha forma de agradecer a simpatia e generosidade das pessoas que me visitam.
Portanto...
Os Prémios-arraçados-de-Óscar da Mammy vão para....
TAM-TAM-TAM-TAMMMMM.....

Miss Lux - porque foi ela a responsável pelo Blog da Mammy e por todos os motivos que ela sabe
Joaninha a Voar - porque é uma querida e porque foi na blogosfera (por incrível que pareça) que fiquei a conhecer um bocadinho melhor uma colega de empresa
À Paula - porque tem sempre um leitinho quente com bolachas que eu adoro ler!
Ao Rusty - um Português Suave que me faz rir :)
À Miss V. - Saída das Dunas Douradas com interrogações que me deixam sempre a pensar
À Fractal Smog pelas suas peripécias laborais que me fazem rir e nas quais tantas vezes me revejo

Pronto! Os prémios estão entregues. Espero que gostem :)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O desafio do 7

A Paula retribuiu o desafio que lhe lancei há tempos com outro desafio. Desta vez é responder a este inquérito onde temos de enunciar 7 coisas de natureza vária que tenham a ver connosco.
Aqui ficam as minhas respostas...

7 Coisas que SEI fazer bem:
- Notícias (dizem…)
- Esticar cabelos (sim, confesso que tenho uma Cátia Vanessa, coberta de extensões ruivas e loiras, que masca pastilha elástica, gosta de mostrar as mamas nos tops de renda, que usa unhas de gel e é cabeleireira no Cacem dentro de mim)
- Gastar dinheiro em mimos: Livros, Dvds, Roupa e tretas
- Cuidar de quem gosto
- Fazer álbuns fotográficos
- Guardar o que alguns chamam “entulho” e que eu considero serem coisas importantes da minha vida. Ex: bilhetes, cartas, papeis, pacotes de açúcar etc
- Arranjar e pintar as minhas unhas

7 Coisas que Não sei fazer:
- Cozinhar. Detesto e não quero aprender
- Ser cínica embora devesse aprender
- Mudar pneus
- Bordar como as meninas prendadas
- Organizar o guarda-fatos
- “Cantar” a tabuada e fazer contas
- Gerir o ordenado

7 Coisas que DIGO frequentemente:
- Não Ema! (provavelmente a frase que mais vezes digo por dia)
- Merda (não é asneira!)
- Amo-te
- Tá lá?
- Estou a dieta
- Tou cansada
- Anda lá com isso! (No trânsito aos berros)

7 Qualidades que APRECIO no sexo oposto:
- Companheirismo
- Respeito
-Atenção
-Amizade
- Sinceridade
- Surpresas
- Sedução

7 Filmes preferidos:
- O Feiticeiro de OZ
- Amelie
- Diário da nossa paixão
- Todos os musicais norte-americanos antigos
- Para além do Horizonte
- As Horas
- Ou Outros

7 Actores/actrizes preferidos:
- O Orlando Bloom!!!! Que me mexe com as hormonas
- O George Clooney!!!! Idem
- Sean Connery
- Keanu Reeves…também marchava.
- Meg Ryan porque faz comédias românticas que me fazem chorar
- Júlia Roberts porque fez muito bem de prusti
- Uma Thurman

7 Vítimas:
Como não tenho 7, gasto em quem ainda não foi incluído:
Rusty, Miss V., Joaninha, Fractal Smog

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Queridos mudei o Blog e troxe um golfinho tarado!

Olá!
Depois de tão carinhosamente este espaço ter sido referido como o Blog da Mammy, resolvi rebaptizá-lo e cá está ele, com novo nome, nova imagem...mais condizente com tudo. Inicialmente quis fazer um blog só para mim mas a verdade é que é inevitável não passar o tempo todo a falar da minha pipoca.

Descansem que a filosofia vai manter-se...mas acho que me sinto mais confortável nesta "pele"!!!

E depois desta breve introdução, vamos ao que interessa. No balanço de mais um fim de semana, eis-me aqui em estado de choque com O ou A (ainda não percebi) Golfinho(A) Vicky!!! Para quem não sabe, a criatura vive no Jardim Zoológico de Lisboa e gravaram um albúm infantil para ajudar os bichinhos. Causa nobre à qual eu prontamente aderi mas fiquei assim meio atordoada com a canção "A maminha da mamã". Pois é, leram bem: A maminha da mamã!!!

Ok, meio a gozar, e com a criancinha a dormir no banco de trás, eu e o marido lá fomos à dita faixa para tentarmos perceber o título sugestivo...
E não é que o refrão, cheio de palminhas, coros infantis e melodia ao género da música de carrinhos de choque, diz assim: "A maminha da mamã é o restaurante do bebé".


A MAMINHA DA MAMÃ É O RESTAURANTE DO BEBÉ?!?

Nem sabia se ria ou se chorava! A falta de noção!!!
Acrescenta logo o marido: "E a sobremesa do papá!!!"

Pelo amor da Santa! É isto que os putos cantam?!? É que eu não achei graça nenhuma e, de trombas, mudei para a Bebé Lilly que essa ao menos, apesar da vozinha irritante e ar de quem vai ser boneca insuflável quando crescer, pelo menos tem canções bem mais filosóficas!


Ora leiam lá a canção "Está lá?" e vejam se isto não é profundo!

Papá, papá, papá .
Preciso de falar .
Papá há certas coisas, que eu ando a pensar !
A minha idade, é dos porquês ...


Papá diz lá como se fazem os bebés !
Porque razão, a chuva cai ?
E onde é que a Lua ... Durante o dia vai ?


Está lá ?
Está lá ?
Quero falar com o meu papá !
Quem está lá, quem quer falar ?
É a Lilly .
Lilly quem ?
É a Lilly .
Quer falar com quem ?
Com o papá e mais ninguém !


Diz lá como é possivel, o avião voar ?!
Como é que o navio consegue flutuar ?!
E as estrelas ( e as estrelas!), falam entre elas ?

E porque é que as flores, são as mais belas ?
Porque não fala, o nosso cão ?

Eu falo com ele e ele só me diz au au !

Refrão

Papá, papá, papá, quem é o Pai Natal ?
E diz-me lá papá, o sol faz bem ou mal ?
Como é que as abelhas, fazem o mel ?
E afinal as nuvens, são de algodão ou de papel?

Ai!!! Que saudades da Heidi e do avôzinho, do Avô Cantigas quando ainda tinha de usar peruca para paracer velhinho, da Abelha Maia, dos Passarinhos a Bailar! Agora tenho de levar com Golfinhos tarados e, pior que tudo, bater muitas palminhas e fingir que gosto!!! :(
Acham que a ASAE concorda com o/a Vicky????

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

É mesmo assim!

Obrigada à incompetência das empregadas de mesa de Setúbal que têm o condão de me deixar a "ferver" quando lhes peço uma factura...Palavra aparentemente desconhecida por aquelas bandas...

Obrigada às pseudo-intelectualóides que bem se tentam imiscuir no meu trabalho...sem grande êxito....

Obrigada às filas de trânsito e à falta de estacionamento, em hora de ponta, à porta do Infantário...

Obrigada às tricas de quem, por nada ter que fazer, tomou a minha vida como interessante motivo de conversa...

Obrigada à curiosodade por alguns manifestada sempre que recebo outras pessoas em casa para jantar....

Obrigada a todas as coisas e pessoas que me irritam, que me fazem cuspir palavras de repulsa, que, ao pensarem que me deitam por terra, apenas fazem com que me torne mais forte.

Obrigada à minha filha, pelos abraços apertados que me dá, pelos beijinhos lambuzados e pelos olhares de amor sincero que fazem com que as putices da vida se transformem em insignificâncias.

E obrigada ao sempre e muito amigo marido que está lá para me dar a mão e o amor que os ressaibiados não têem.

Obrigada vida....por me deixares viver!!! :)

Espero que este post anime quem padece dos mesmos males... que suscite as tão "amadas" conversinhas do cú e da teoria da conspiração entre os de sempre. A verdade é que não quero lhes quero retirar o prazer dos dias :)

domingo, 3 de fevereiro de 2008

É´MARVORE!!!


E como o prometido é devido, aqui ficam as fotos da pequenina Árvore-Mini-Bonsai-Exótico.

É este o resultado de uma noite em branco a costurar à mão :) mas valeu bem o sacrifício! Ela estava linda e eu com um sorriso de orelha a orelha e umas olheiras até aos pés!


Era coisinha para ganhar um concurso de Carnaval, não acham? Ou serão os meus olhos?