BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Eu gostava...

Eu gostava de ter este estilo todo a trabalhar com a #0***# da máquina de costura. Também gostava de ter o vestido da gaja e as pernas mas isso já é outra história.

Aliás, o que eu gostava MESMO era de ter uma máquina!É que isto de andar a fazer fatinhos de carnaval à mão é mais violento do que eu imaginava!

Mas pronto, boas notícias! Arranjei as calças, a camisola e o gorro, já comprei e recortei as folhas para a ÉM´ARVORE e até arranjei umas flores e um passarinho para pregar! Mas não, não! Não!
Burra! Burra! Burra! VAIDOSA DUM RAIO!

Tinha de complicar. Achei que as folhinhas estavam demasiado pobrezinhas só com a cor e toca de desatar a bordar risquinhos diferentes em todas elas. Tipo ponto cruz atabalhoado... é que eu nem sei bordar!

Mas a princesa não pode ir possidónia e nem me importo de passar a noite acordada, a bordar feita maluca, a dar cabo da cabeça dos dedos, a arruinar o aspecto saudável da pele para que amanhã a filhota seja a árvore mais bonita do mundo!!!

A saga continua! Até trouxe a tralha para adiantar no trabalho e na sala de espera do pediatra!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Mais um desafio da blogosfera

O Rusty acaba de lançar mais um desafio, que desde já envio às Misses LUX e V., à Joaninha e à Paula, que consiste em fazermos um texto a partir dos títulos dos últimos 10 posts que cada um publicou.
Ora...os meus são por ordem cronológica:

- Estou feita...
- Sexta feira é para sorrir
- Nem tudo é mau
- Dias de quarentena
- Porque hoje me sinto melancólica
- Mãos
- Pequeninos passos no mundo grande
- Até que não está mal...
- Pode!
-Chuva!!!

Cá vai:
Porque hoje me sinto melancólica não me apetece sair da cama. Reclamo que deveriam existir Dias de Quarentena para tudo aquilo que não queremos fazer. Como andar à Chuva, trabalhar, cozinhar, etc...
Hoje apetecia-me aninhar-me como um gato. Quem sabe sair, tirar o dia para mim, cuidar do cabelo e arranjar as Mãos. Dar pequeninos passos num mundo grande, demasiado grande para hoje me preocupar com ele. Estou feita, penso. Vou ter de sair da cama. Ou inventar uma doença e ficar aqui.
- Chefe, acho que estou com gripe, posso ficar em casa?
- Pode!
Desligo. Até que não está mal... E sexta feira é para sorrir. Penso.
Nem tudo é mau...

PS - Tudo o que aqui foi escrito é pura ficção. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.
Lamento mas com as frases que tinha, estava mesmo à espera que saísse uma merdinha destas...

Estou feita...

Pois é...o Carnaval está aí a rebentar e desconfio que mais depressa rebenta esta mãe em apuros.
Ontem fui informada que, na sexta feira, as criancinhas têm de ir mascaradas para o "tradicional" (sabia lá eu!) Cortejo de Carnaval pelas belas ruas da minha "aldeia".
Confesso que esta quadra de folia sempre me criou alguma urticária, muito em parte aos incontáveis balões de água com que levei e alguns ovos, e porque sempre achei uma pirosada ver as criancinhas mascaradas com aqueles trajes horrorosos, comprados nos Chineses ou Hipermercados, de "cetim" manhoso e gosto duvidoso...
Ora eu que NEM SEQUER me passava pela cabeça mascarar a Lesas, fui para casa com um problema DAQUELES. Se não a mascarar ela vai ser a única sem fatiota. Se a mascarar... faço o quê?!?
Nem imaginam as ideias que me passaram pela cabeça. Quem me conhece sabe que não gosto das coisas "vulgares" e houvesse dinheiro para poder andar condizente com a minha filosofia...mas isso é outra história. Voltando ao meu problema:
1 - Abomino Princesas, Fadas e outros seres da mesma estirpe
2 - Não acho lá muita graça, mas suporto, certos fatitos de peluche com animais...tipo este ratinho da foto
3 - Queria ser EU, que não tenho jeito para nada, a fazer o primeiro fato da Lesas....
Então....depois de muito puxar pelos neurónios cheguei à conclusão que o disfarce tinha de ser adaptar aos gostos que vou encontrando na pequenina. Ok...Bolacha Maria, Queijo Limiano, Bebés,Telemóveis, Malas, Cães.... Definitivamente pensei que não estava no caminho certo mas, eis senão quando, tive a ideia mirabolante de a mascarar de...ÁRVORE!!!
O marido pensou que eu estava a perder as minhas capacidades mentais mas a verdade é que a miúda adora árvores e, se tiver de escolher entre um baloiço ou um abracinho a um tronco, ela nem hesita e corre para a árvore. Faz festinhas, aponta para os ramos, fala com a dita, etc...
Então pensei comprar umas folhas de feltro de cores bem alegres, cortar folhas, decorar com botões e outras coisinhas, cozer a uma camisola verde, fazer uma gola também em forma de folhas, umas calças castanhas, um gorro verde com folhas no cimo e já está! Até o nome dela ajuda! Tipo...
- O que é isto?
- ÉMA ÁRVORE!!! - Perceberam?
Ou também acham que estou doidinha?
Aceitam-se sugestões.... :)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Sexta feira é para SORRIR!!!!



Depois de duas semanas atribuladas, cá estou eu de regresso, com olheiras até aos joelhos e com cara de quem levou com um pano encharcado é certo, mas eufórica!

A Lesas já está boa e pronta para apanhar mais uma virose nessa incubadora de bactérias à qual vulgarmente chamamos de Infantário.

Eu já regressei ao trabalho e, apesar da semana não ter sido fácil devido ao cansaço acumulado, andei feliz da vida porque passei os dias na rua que é onde mais gosto de estar. O pássaro voou da gaiola!

E hoje é Sexta-feira e sinto-me a transbordar de alegria porque amanhã é fim-de-semana e planeei apanhar uma grande bebedeira entre amigos, meter o namoro em dia e dormir as horas que me apetecer. Já perceberam que vou tirar "férias de filha", esquecer-me que sou mãe e pedir ajuda às avós que, tenho a certeza, vão arruinar todas as minhas tentativas bem sucedidas de educar a "piquena". QUERO LÁ SABER!!!

Estou tão contente que nem me importo...

E pronto, este é um post que, no fundo, não fala de nada mas há dias assim: dá-nos para a parvoíce e temos vontade de ser palhacinhos...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Nem tudo é mau!!!!

E depois de uma tarde não muito diferente da manhã...
E depois de uma sessão de terapia respiratória onde a pequenina foi espremida como uma laranja....
Eis que toca o telefone com uma boa notícia que, abaixo, passo a transcrever:

"A ATV distribuiu ainda no seu balanço televisivo de 2007 menções de mérito e demérito.
A associação reconheceu a TVI com três menções de mérito, através do programa informativo «Diário da Manhã», dos comentários dos jornalistas Miguel Sousa Tavares e António Perez Metelo e do formato «Cartaz das Artes». "

Ah pois é... passa tarde, é certo, mas os nossos espectadores não se importam de esperar por boas causas e de nos oferecer um belíssimo share aquela hora da madrugada.
E mais! Esta é já a segunda distinção que recebemos da ATV...fora os muitos prémios que fomos arrecadando ao longo de quase 5 anos de emissão.
A quem nos vê...MUITO OBRIGADA! A quem ainda não nos conhece: o Cartaz das Artes vai para o ar todas as quintas feiras, na Tvi, por volta da 1:30 da manhã.

Dias de quarentena...

7:30 - BUÁÁÁ!!! Pequenina a chorar desalmadamente, reclamado para ONTEM o pequeno almoço. "Isto começa bem, começa!" penso para mim enquanto me arrasto e tropeço entre a tralha que não arrumei ontem, caminhando em direcção à cozinha, de olhos cerrados, para aquecer o leite. Ah! Não esquecer o antibiótico que está no frigô!!!

Quarto: tudo às escuras. Cheiro de corpo e de aquecedor no mínimo. Mais um pontapé numa cangalhada qualquer, daquelas às quais pedagogicamente chamam de "brinquedos didácticos".

Taram-ram, tam-tam, tam-tam, tinóní-ní-ní-nííí.... o diabo da coisa tomeça a tocar aquela música irritante que já não suporto. Outro pontapé. Mas desta vez com força e intencional.

O leite vai-se de um trago só. Já não posso dizer o mesmo do antibiótico. Fecha a boca, vira a cara, berra como se a estivessem a matar. E vem então o primeiro desejo de cortar os pulsos do dia.

8:00 - Acabou-se o soninho. O pouco que tenho dormido na última semana. Palminhas! Guinchos de quem pede atenção. Mã!!! Já não sou "Neim"... Vá, anda para a caminha da mãe fazer ó-ó. "FAZ TU!" é a interpretação que faço depois de um estalo bem dado e sentido no nariz.

Ligo a tv. Canal 44. Que me desculpem os pedagogos mas o Baby TV vai ter de fazer de baby sitter por um bocadinho. Agarro-lhe numa perna e fecho os olhos.

Poucos minutos depois - Alguém fez cócó!!! Cheirete. Já não é mesmo um bebé. O cócozinho deixou de ter graça. "Tens cócó?" pergunto. Acena que sim com a cabeça. Ok...esquece lá o sono.
Fralda, dodots, halibut.... chiça! Borrou-se até ao pescoço! O leite de vaca tem destas coisas....

10:00 - Já lavei a babe e tomei banho. Temos estado de quarentena, reféns na própria casa. Mas hoje QUERO, PRECISO de tomar uma "bica" á séria! Café da frente. O atravessar da estrada é feito entre berros e puxões de cabelo. Mas hoje não há chão! Vais ao colo e eu é que sei!

- Olha a vedeta! Diz o senhor do café. Não se refere a mim, claro!
- Bom dia, um café por favor.
- Então hoje não se trabalha?
- Ela está doente.
- Então ainda bem que já não se pode fumar aqui.
- Pois...
- Nunca mais dizem quais são as máquinas!
- Para quê? Ema larga o caixote do lixo!
- Do fumo! As que vão ser "amolgadas"....é que isto a malta perde clientes! Ainda por cima aumentámos o café em 5 cêntimos! Qualquer dia fecho mas é isto!
- Pois...então adeus. Ema larga o caixote do lixo!

11:00 - em casa.

Telefonema nº1 : "Olá filha! A menina? Pois se continuar assim vai ao médico! Tens comido? Tu alimenta-te! Já agora...preciso que me faças um trabalho sobre o maneirismo. Estou super atarefada e preciso dele pronto para segunda"

Telefonema nº2: " Estou a falar com a Senhora Dona....?" pode dizer-me qual o assunto? "Temos uma campanha..." Ah, lamento, não posso ajudar, a senhora já não mora cá. Divorciou-se! Pimbas! Já despachei mais um chato do telemarketing. Esta resulta sempre!

- "Tá-ta"!!!! Que significa água.
Agarra-se ao bibas e quase se afoga. O chão fica molhado. E ela acha mais giro molhar a mão na poça e levar à boca. Tenho uma gata. E hoje ainda não aspirei a sala... Pânico!!!

Telefonemas seguintes: não atendo. Porque não me apetece. Um dos números que desconheço insiste. Vence-me plo cansaço. "Boa notícia!!! Ganheiiiiii!!!!" Parabéns querida, tu mereces! :) Queria ter sido mais efusiva e mostrar verdadeiramente a minha felicidade mas estou demasiado cansada para articular uma só palavra que seja. "Café na segunda...."

12:00 - Hora da tortura. Quem quer um aerosol, quem quer? É a Emaaaa!!!! Brinco para suavizar a coisa. Mas não. Fecho as janelas da casa. Tenho medo que pensem que maltrato a menina. Os berros são ensurdecedores. Vá...já passou amor! A mamã gosta de ti, não faz para te magoar!!!! Um colinho bom.... Dá beijinho dá! Quem tem um pé com chulé? (Gracinhas de mãe para acalmar a filhota).

12:30 - Hora da papa. Ementa: sopinha de borrego com agriões, massa com molho de legumes e papaia com maçã. Tudo feito ontem à noite...na minha cozinha que NÃO TEM BIMBY nem uma Maria que o faça por mim. Bolas!!!!

Muito linda! Papou tudo!!!!
Ops...falei cedo demais. Metade é cuspido com expectoração. Ok...eu não me zango. Antes mandares para fora assim do que nada!

13:00 - Birra do sono. Colinho. 2 quilómetros pla casa para adormecer. Cai no sono profundo. Abre a boca e a chucha está no chão. Imagino os pêlos da gata colados à borracha. Tremo. "Tenho de aspirar esta merda" penso.

13:30 - Finalmente o primeiro cigarro do dia. E o segundo logo a seguir. Tenho fome mas não me apetece comer. "Vou aspirar a casa!"...mas não. O aspirador engoliu um megafone. E também não tenho Rainbow. Fica para depois da sesta.

Vou vegetar um bocadinho!!!
Não...tenho um encontro marcado com o ferro de engomar. E com a pilha de roupa amontoada no cesto. Meias por dobrar. Cozinha para limpar. E ligar à terapeuta da respiração!!!!

- Buáááá!!!! Nhé. nhé....
Parece que não vou é fazer nada!
Falso alarme: a pipoca perdeu a chucha. Meto-lha na boca e vira-se para o outro lado.

Revejo mentalmente a lista de tarefas. "Cheira mal!" penso enquanto passo pla casa de banho. Ok...fralda cheia de caca no caixote. O suficiente para anular o cheirinho "Flores do campo" da Ambipur. Bonito!!!! Miro o espelho de soslaio. Transformei-me numas grandes olheiras com pernas e braços. Cabelo desalinhado. Camisola confortável mas cheia de borbotos. Verniz encarnado carcomido pela água... "O caos em pessoa" penso. Fujo.

Ok...vou vegetar! Um minuto em frente à tv e já estou cansada.
Que se lixe! Vou mas é "blogar"...pelo menos aqui, este espaço é só meu. E não tem fraldas sujas nem roupa para passar....

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Porque hoje me sinto melancólica...

Se uma gaivota viesse
trazer-me o céu de Lisboa
no desenho que fizesse,
nesse céu onde o olhar
é uma asa que não voa
esmorece e cai no mar.

Que perfeiro coração
no meu peito bateria
meu amor na tua mão
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.
Alexandre O´Neill

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Mãos



Agarras-me as mãos como se delas dependesse todo o teu ser.

Mãos âncora. Porto seguro. Fortaleza capaz de te proteger de qualquer investida.

Eu seguro as tuas. Acaricio-as com gestos lentos e ternos como quem diz "está tudo bem".

Mas não está.

A noite torna-se dia e ficamos assim, em silêncio, olhos nos olhos.

Conversando numa linguagem sem nome nem sons mas que ambas entendemos.

A noite que fica dia torna-se numa tarde de verão.

Quente. Ofegante. Tu choras e eu desespero.

Agora sou eu quem te agarra nas mãos.

Preciso delas para ganhar forças para te ver assim, apática, a sofrer.

Impotente.

Coração nas mãos.

Nas tuas.

Nas de Deus.

As minhas não conseguem aliviar-te a dor.

As minhas agarram as tuas e aninham-se em jeito de prece.

Oração para te pôr boa.

Melhora depressa, meu amor...

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Pequeninhos passos no mundo grande


- Olá mãe! Sabia que a sua menina já anda?
- ANDA?!?
- Contámos 9 passinhos! Depois olhou para nós e atirou-se para o chão!

(Nessa noite bem tentei puxar por ela, munida da máquina fotográfica e da de filmar mas nada... como devem calcular esta foto não é minha mas prometo em breve mostrar-lhes uma da princesa)

- Anda à mamã, filha!
- Neim!!!
(Em linguagem de bebé-Ema, isto não quer dizer "não", como percebi mais adiante)
- Anda querida!
Em pé, a rir com um sorriso triunfante. Orgulhosa por se aguentar sozinha, ela estende os braços e corre na minha direcção. Um, dois, três, quatrooo..., cindo, seis! Veio ao meu encontro a rir desalmadamente, boca escancarada, 6 ratinhos nas gengivas.
- Muito bem amor! Conseguiste! Gostas da mamã?
- Neim!
- Não? - Perguntei.
Acena-me com a cabeça e repete o movimento "não".
- Neim não é não?
Ri-se e abraça-me.
- Neim!!! E rouba-me um beijo babado.
- Neim é mãe?
- Tá! - Que quer dizer sim.

A minha pequenina começou a andar e chama-me Neim.
E hoje descobri que gosta de Gotan Project e que se abana que nem uma louca quando, no carro, ouvimos o cd a caminho do infantário.
A minha pequenina já não é um bebé. É uma pessoazinha que me deixa todos os dias com uma lágrima nos olhos...

domingo, 6 de janeiro de 2008

Até que não está mal...

Pois num blog que descobri recentemente, encontrei este desafio: testar qual o nível de leitura deste meu pequenino espaço. Ok...o resultado não foi mau. Grau superior para quem apenas deu o nome do URL...

cash advance

Fast Payday Loans

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Pode!

AVISO: Neste blogue é permitido fumar.
Traga o seu cafézinho e entre!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Chuva!!!

Cai a chuva, ploc, ploc
corre a chuva ploc, ploc
como um cavalo a galope.
Enche a rua, plás, plás
esconde a lua, plás, plás
e leva as folhas atrás.
Risca os vidros, truz, truz
molha os gatos, truz, truz
e até apaga a luz.
Parte as flores, plim, plim
maça a gente plim, plim
parece não ter mais fim.
Luísa Ducla Soares em A Gata Tareca e outros Poemas Levados da Breca

Bem...pode ser que Ano Molhado seja Ano Abençoado....como os casamentos! :) Nem a chuva me consegue tirar o bom feeling que tenho em relação a 2008!